quarta-feira, 7 de março de 2018

Síria " A DOR DA GUERRA."

Tristeza, Sofrimento e Intolerância são basicamente a definição da síria, um retrato que até hoje deixa pessoas no mundo inteiro perplexos com a violência e a falta de amor ao próximo. 


Um mundo cada vez mais revolto , um mundo cada vez mais cheio de ódio, uma sociedade alimentada pela angústia de dias melhores que nunca vêm, a síria é um retrato de tudo , podemos afirmar que é um reflexo do mundo atual , tomado pela violência e pela a intolerância , um mundo cada vez menos humano. 


Agora estamos no mês de março do ano de 2018 e até o momento segundo dados oficiais da Unicef  a guerra na síria já deixou mais de 1.000 crianças entre mortas ou gravemente feridas, o mundo já se tornou um inferno a muito tempo o que ainda não sabíamos era que tantos inocentes que mal sabem se expressar iria sofrer tanto com uma guerra que eles não são culpados.


É praticamente impossível não se sensibilizar com tamanha crueldade , são apenas crianças que deveriam está brincando, estudando, se divertindo e aprendendo ao invés disso são tratados como simples levantamentos de mortos ou feridos.


O mundo pede paz a muito tempo, mas é só terminar uma guerra para começar outra e esse ciclo vicioso nunca tem fim, cada dia mas ás manchetes de jornais vêm com sangue inocente estampado na primeira capa e a sociedade viver normalmente achando que isso não afeta o mundo inteiro, no lugar da compaixão ficou os interesses pessoais de cada um, e o mundo segue em um caminho obscuro e covarde , onde provavelmente alguém NÃO vá enxergar a dor do outro por está muito ocupado .


5,3 milhões de crianças precisem de assistência humanitária na Síria, e você deve está aí preocupado com o atraso do ônibus ou o resultado do jogo de futebol, colocamos nossos problemas como problemas de primeiríssima grandeza sendo que no exato momento em que fazemos isso , uma criança fica mutilada ou até mesmo morre sem ao menos ter o direito a defesa. 



Olhar para uma imagem dessas e não refletir a dor do próximo é com certeza a falha mais grave do ser humano , da falta da humanidade, são crianças que precisam de carinho, amor, atenção , educação e acima de tudo cuidados, mas a realidade é triste e cega os olhos da humanidade que tá bem ocupada , consumindo ,se divertindo e muitas vezes até fazendo pouco caso do que acontece no mundo.



É no mínimo devastador ser uma criança e viver tão cedo a dor da guerra, muitas vezes sozinha por perder os pais em algum atentado mas próximo , muitas vezes sem ajudar e sofrendo por estarem feridas, mutiladas ou quando simplesmente morrem de dor por não ter condições de suportar tamanho fardo por ter um corpo frágil e por ser somente uma criança.



Aos que sobrevivem restam conviver com ás sequelas e ficar como lembrança ás cicatrizes de uma guerra pelo qual muitos não têm culpa e muito menos entendimento para compreender tamanha tragédia, é triste é desumano e lamentavelmente real.


E o que podemos dizer sobre a dor dos pais que convivem diariamente carregando o corpo dos filhos vitimas da guerra? já é triste perder um filho diante de qualquer razão , imagine quando esse filho é morto em uma guerra causada por interesses e intolerância , é lamentável e talvez indescritível tentar encontrar palavras para ao menos imaginar a dor de um pai carregando o corpo do filho para ser enterrado.



Em cinco anos a guerra na Síria deixou 400 Mil mortos entre adultos e crianças e outros 70 Mil morreram por falta de cuidados médicos ou por falta de água , segundo o jornal britânico "The Guardian " , ás estatísticas da ONU fala que em 18 meses a guerra na  Síria matou mais de 250 Mil pessoas , não são somente números impressionantes , são decepcionantes também , porque se tratam de vidas , muitas delas , vidas inocentes de crianças que estavam começando a viver e sequer tiveram o direito de prosseguir com suas vidas.


O número de feridos chega a 1,9 milhões de pessoas , a expectativa de vida no país caiu de 70 anos em 2010 para 55,4 em 2015,  ás perdas na economia são estimadas em 255 bilhões de dólares, segundo o Guardian, um país onde o intolerância se fez valer, e a pergunta que nos resta fazer é até quando o mundo vai fechar os olhos para o sofrimento alheio?, até quando  o mundo vai se fazer de surdo para os pedidos de socorro?, até quando o mundo vai se calar diante da barbaridade que o mundo está sujeito todos os dias?

ATÉ QUANDO?




A inocência de uma criança ao cuidar da irmã e tentar imaginar o porque se encontrar nesse pesadelo nos remente a pensar do que andamos reclamando ultimamente ,quais são os nossos problemas? será que realmente são problemas graves, sérios ? será que são maiores? ou sem solução? são perguntas que devemos fazer diante dessas imagens que retratam a dor da guerra na Síria, será que realmente podemos parar de reclamar tanto da vida que levamos e que escolhemos viver e agradecer a Deus pela oportunidade de tá vivo, bem e com saúde?  e ao mesmo tempo pedir misericórdia aos nossos irmãos e crianças que estão vivendo em situação de perigo na Síria?


O sofrimento não tem raça, não tem cor, não tem religião ou idade, o sofrimento chegar para qualquer pessoa em qualquer fase da vida, ás vezes estamos bem, com saúde e disposição sofremos um acidente de trânsito e quando notamos estamos preso o resto da vida em uma cadeira de rodas, ás vezes estamos sorridentes, curtindo, viajando , bebendo e em um exame de rotina descobrimos que estamos com um câncer em fase terminal e a vida mudar de direção , a vida é incerta , hoje o sofrimento é do outro lado do mundo , amanhã pode ser dentro da sua casa , e aí devemos parar e pensar, o quanto somos ingratos por não agradecer a Deus o dom da vida, por não agradecer o ônibus lotado que nos levar ao trabalho, por não agradecer o emprego que temos e o salário que nos sustentar e paga nossas contas , por não agradecer o pão nosso de cada dia ou até mesmo um copo com água , algo ás vezes tão simples porém algo que nesse exato momento está fazendo bastante falta do outro lado mundo, reclamamos da saúde publica e esquecemos que nesse exato momento existem milhões de pessoas sem ao menos ter hospitais por perto, reclamamos o tempo todo, de algo, alguém ou até mesmo da vida, e esquecemos que nessa exata fração de segundos alguém perdeu a vida .



QUAL É O SEU PROBLEMA MESMO? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário