terça-feira, 19 de março de 2013

Redação do Enem " Vergonha Nacional!.

Com receita de Miojo no texto, estudante obtém 560 pontos na redação do Enem
Em prova obtida pelo jornal O Globo, parágrafo descreve como preparar macarrão instantâneo.


Em meio ao texto que aborda a imigração no Brasil no século XXI, um candidato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 redigiu uma "receita" de como preparar o macarrão instantâneo conhecido popularmente como Miojo. Segundo o jornal O Globo, que revelou erros de ortografia em redações que obtiveram nota máxima, o estudante recebeu 560 pontos na prova.


Nos dois primeiros parágrafos, o concorrente discorre normalmente sobre o tema em questão. No entanto, entra no próximo período descrevendo um "passo a passo" para cozinhar o alimento. Ele escreve:

"Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml’s de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva".

Após o trecho, ele retoma os movimentos imigratórios e encerra o texto de forma adequada. Apesar de apresentar fuga ao tema, o que poderia resultar em nota zero, segundo o Guia do Participante, recebe 560 do avaliador.

Na competência que avalia a compreensão da proposta da redação, ficou com 120 pontos (60% do valor integral). O Ministério da Educação (MEC) informou que o tema foi abordado de forma "adequada", embora "previsível".


No quesito que se refere à coerência dos argumentos, o candidato teve nota 100 (50% do valor). O MEC justificou que "a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4".

Por entender que o aluno não feriu os direitos humanos e não usou palavras ofensivas, o ministério explicou que ele não fugiu ao tema nem teve a intenção de anular a redação, conforme O Globo.


Eu não faço mais o enem, cansei de ser palhaço , cansei de ser enganado.

Um comentário:

  1. podre maykon. e eu com toda a minha criatividade, todos os meus cereais, tirei nota menor do que ele? neste ano eu vou mostrar como se faz um pastel de queijo. talvez eu tire dez

    ResponderExcluir